segunda-feira, 17 de maio de 2010

Exposição Cenário Cultural



CENÁRIO CULTURAL é uma exposição fotográfica e cenográfica, que convida a população cuiabana a conhecer a produção artística de nossa cidade, incentivar o turismo, bem como a valorizar a cultura como instrumento para a construção do cidadão. A exposição possibilita uma visita panorâmica à produção cultural da cidade, explicitando sua diversidade e encanto, despertando novos espectadores.
No ano de 2009, o fotógrafo Rosan Chaves acompanhou, a convite da SEC – Secretaria de Estado de Cultura as apresentações de teatro, música e dança realizados durante a programação de Re-inauguração do Cine Teatro Cuiabá. A partir destes registros, realizamos em parceria com a secretaria nossa primeira ação de difusão cultural, a exposição fotográfica “Retrato Cultural”, realizada no Cine Teatro Cuiabá, durante o mês de novembro de 2009. Este trabalho, somado a outros ensaios fotográficos de artistas e espetáculos cuiabanos nos proporcionou construir, através da fotografia, um panorama da produção cultural contemporânea de Cuiabá. Em dezembro de 2009, vimos no Edital de Exposições Temporárias do Museu da Caixa D’Água Velha, a possibilidade de realizar um evento cultural que contemplasse aos artistas e a população cuiabana; trazendo entretenimento, informação e fomentando a produção cultural.
Nos últimos trinta anos a cidade de Cuiabá apresentou grande crescimento urbano. E no campo da cultura não foi diferente, já que cresceu também o número de agentes sociais. Muitos cuiabanos, de pé rachado ou de coração, estão produzindo e fortalecendo a cultura deste povo. E é através do desenvolvimento das práticas culturais que os cidadãos têm fortalecida a sua identidade, garantindo a manutenção das características idiossincráticas de uma sociedade. A cultura deve trazer alegria, informação, entretenimento, e deve servir também como fator de transformação social, visto que através dela nos aproximamos das raízes de formação dos povos e assim obtemos conhecimento para analisar e questionar o contexto onde estamos inseridos. É através da disseminação de cultura que se constrói uma comunidade confiante de que seus ritos e costumes são belos e merecedores de proteção e respeito.
CENÁRIO CULTURAL é um projeto inédito, que reúne em uma única exposição, fotografia e cenografia, traçando um panorama da cultura contemporânea de Cuiabá através da história de seus agentes. É uma ação cultural que visa difundir e valorizar a produção cultural da cidade, por compreender que é através do fomento à cultura local que se conserva a identidade de um povo. A exposição contará com a participação de aproximadamente quarenta manifestações artísticas da capital, que serão apresentadas nas fotografias, releases e objetos cênicos de sua história, além de propiciar dez apresentações gratuitas em sua programação. Esta ação cultural tem como público alvo toda a população cuiabana e será realizada de quatro a vinte sete de junho no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha.
O projeto é uma realização da EQUILÍBRIO Produção de Imagens, idealizado e produzido pela produtora cultural Nariel Iatskiu, com o apoio do Museu do Morro da Caixa D'Água Velha, Secretaria de Estado de Cultura, Digiwork, Hiald Iluminação, Batatas Krac e Marcenal.

Contato:
 Nariel Iatskiu
Dir. de Produção
65 8137 6199 / 65 9998 0134
Outras Informações:
www.equilibrioproducaodeimagens.blogspot.com

Nenhum comentário: